Quantcast
Channel: Congelando Pensamentos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

Imigrantess?!? Quase...

$
0
0
Hoje depois de alguns meses tive vontade de escrever aqui no blog. Muita coisa aconteceu e esta acontecendo mas o assunto que nós monopoliza atualmente é a residencia permanente.

Chegamos ao Canadá em abril de 2009 com work permit e desde então estamos tentando obter o tal visto de residencia permanente. Muitas pessoas sugerem que existe uma maior facilidade de conseguir a residencia permanente quando ja estamos aqui no Canadá e/ou se tivemos filhos por aqui...blablabla... Tenho algumas coisas para comentar. O fato de alguem ter tido filhos no Canada não da a essa pessoa nenhum direito de obter o visto de residencia permanente e sim permite que o filho canadense continue morando por aqui. O fato de alguem ter vindo como residente temporario tambem não facilita a obtenção do visto permanente a não ser após - agora- 1 ano de trabalho legal no Canadá e dai cabe a cada um decidir se é fácil ou não.

O primeiro processo que tentamos foi o da provincia de Alberta -Province Nominee. Fomos aprovados por Alberta, porem quando enviamos os formularios ao governo federal tudo deu para tras. O processo retornou algumas vezes pedindo coisas extras do marido, depois minhas e por ultimo devolvendo um cheque que diziam estar vencido. Foi tanta desorganizacao por parte deles que o cheque nao estava vencido, porem a nomeação sim venceu depois de tantas indas e vindas desnecessárias. Na época quando isso ocorreu, decidimos esperar mais 1 mes para completarmos os 2 anos necessarios para aplicar pelo Experience Class e não solicitar a renovaçao da nomeaçao provincial (poderia levar mais 3-4 meses + tempo do processo federal).

Em junho de 2011 o consulado recebeu nossa aplicação para o visto de residencia permanente diretamente pelo processo federal. Fizemos exames médicos que foram enviados em outubro de 2011 e em fevereiro de 2012 solicitaram a certidao negativa de antecedentes criminais do Canada para o marido. Ele na semana seguinte ja havia resolvido o assunto e encaminhado os resultados para o consulado em Bufalo. No email em que solicitaram as digitais dele para os antecedentes criminais deixaram muito claro que era somente o documento deleee que queriam. Algum tempo depois informaram que nosso processo tinha sido encaminhado para Seattle. Pois bem, agosto 20 de 2012 eles enviam um email solicitando os passaportes e a minha certidao negativa de antecedentes criminais do Canada. Eles tambem informaram que teríamos 30 dias para enviar os passaportes e documentos sendo que teríamos até o dia 2 de outubro para fazer o landing. Acho que não preciso fazer as contas né!?!  Mais uma vez nos deparamos com a falta de organizaçao processual dos funcionarios. A certidão de antecedentes criminais do Canada pode demorar até 120 dias para ser emitida, mas com muita pesquisa descobri que se fizesse as digitais eletronicamente poderia ter os resultados em 1 semana. E foi o que fizemos. Enviamos os passaportes e documentos começinho de setembro. Nessa ultima segunda-feira o consulado entra em contato com o marido e pergunta se conseguiriamos fazer o landing até dia 2 de outubro porque senão teriam que pedir a extensao do nosso exame médico e levaria mais não sei quanto tempo. Respondemos sim e pedimos que nos enviassem os passaportes o mais rápido possivel. Finalmente solicitaram um tal de envelope do Fedex waybill para agilizar o processo e o marido perde a manhã no local para enviar o tal envelope especial de retorno. Quando enviamos tudo anteriormente diziam que não aceitavam que manadassemos enevolpes de retorno da fedex, apenas os simples. Tudo certo, envelope enviado e recebido no outro dia. O marido resolve perguntar na resposta do email do Consulado quando iriam nos enviar os passaportes de volta. Resposta obtidaaa - Não podemos enviar pelo envelope que vc encaminhou porque foi escrito a mão. O processso é muito desgastante e nessas alturas você tem vontade de mandar todos para aquele lugar e ir embora mesmo. Calmamente o marido perdeu mais uma manhã para mandar o que saia com as informaçoes impressas do computador no enevelope. Nessa ele resolveu perguntar aos funcionarios qual era a diferença do computadorizado digamos assim para o que foi mandado escrito a mão. Detalhe ambos possuiam o mesmo nome, identicos. Resposta - Nenhuma. Complemento da resposta- Nunca vimos isso, sempre mandamos para o consulado com o cliente colocando as informacoes de retorno a mão e nunca vimos dar problemas. Respiro até fundo ao descrever as respostas! Pois eu digo só respirando muitooo fundo para não enlouquecer com tanta incoerencia.

Resumindo, agora é aguardar o retorno do passaportes e sair correndo para fazer o tal landing. Mas o que me abisma é o fato de terem solicitando documentos e informações iguais para nós dois em datas completamente diferentes. Isso fez com que o processo não fosse coerente e perdesse 3-4 meses cada vez que ia e voltava. Eu ja me perguntei várias vezes que critério utilizaram. Será que começavam a ler, percebiam algo que devia ser solicitado e simplesmente solicitavam aquilo sem nem ler o resto?!? Ë o que pareceu para mim.

Fiquei algum tempo sem escrever sobre imigração e acho que tão cedo não vou querer falar mais sobre esse processo. Não vou dizer nunca, porque acho uma palavra muito forte para quem esta vivo e a vida é sempre uma constante mudança. Fica a nossa experiência para quem planeja vir com um visto de residencia temporario e aplicar por aqui para um visto permanente.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 25

Latest Images





Latest Images